segunda-feira, 10 de outubro de 2011

[leia] Drama da caprinocultura em Apodi

Conversei demoradamente ontem pela manhã com um produtor de caprinos na cidade de Apodi, mais precisamente na comunidade rural de Sítio do Góis. O pequeno produtor rural, que pediu para não ser identificado, me fez um relato detalhado do drama vivenciado por outros produtores de cabra, sobretudo aqueles que sobrevivem da comercialização do leite, aliás, cultura quase que secular na comunidade.

O pequeno produtor rural, em seu relato que teve mais características de desabafo, atribuiu ao Governo do Estado a mais completa destruição da cadeia produtiva da caprinovinocultura do Rio Grande do Norte, especialmente em Apodi, onde essa cultura, como foi dita anteriormente, é praticada há várias décadas.

Na comunidade rural do Sítio do Góis, de acordo com as informações que nos foram repassadas, chegou a ter recentemente, coisa de dois ou três anos atrás, mais de 65 produtores de caprinos que se dedicavam quase que exclusivamente a comercialização do leite de cabra.

Hoje, no Sítio do Góis, existem em atividade, aos trancos e barrancos, apenas nove pequenos produtores e, pelo andar da carroça, até o final deste ano não sobrará um produtor de caprinos na comunidade rural apodiense para contar história. Os poucos que ainda resistem nesta atividade, deixam bem claro que, do jeito que a situação está, partirão para outro rumo.

Se até bem pouco, pouquíssimo tempo atrás, existiam mais de 60 produtores de cabra no Sítio do Góis e atualmente apenas nove ainda resistem, está muito claro que algo devastador, quase que bestial, afetou diretamente o segmento. Na verdade, a “praga” que está consumindo o segmento da caprinovinocultura de Apodi é o Governo do Estado, que vem sucessivamente aplicando calote nos produtores, quase que em sua maioria que forneciam leite de cabra para o Programa do Leite, desenvolvido e executado pelo Governo do Rio Grande do Norte.

Não se trata de crítica por crítica, nem perseguição ou “síndrome oposicionista”, mas temos de colocar que a atividade, no caso, a caprinovinocultura até então representava a geração de emprego e renda para o povo de Apodi, principalmente aquelas pessoas que tradicionalmente, até por uma questão de hereditariedade, se dedicavam a esta atividade. 

Portanto, o desaparecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura de Apodi deve-se em grande parte ao tratamento que o Governo do Estado vem dando aos produtores, sem pagar o que está devendo a todos aqueles que prestaram serviço ao Poder Executivo, fazendo o repasse regularmente do leite ao governo. 

Como se não bastasse, as dívidas não pagas pelo Governo do Estado junto aos produtores de cabra de Apodi, outro problema tem contribuído com o drama dos produtores: os constantes assaltos às propriedades rurais de Apodi. Quase que diariamente surgem informações de roubos de cabra, principalmente no Sitio do Góis.

Existem alguns casos lamentáveis onde um pequeno produtor teve a sua propriedade invadida e todo o seu rebanho levado pelos assaltantes. Não se trata de caso isolado não. Pelo que nos foi repassado, diariamente são registradas ocorrências criminosas desta natureza, que pode ser considerada uma nova modalidade de crimes em nossa sofrida região Oeste.

Fonte: Gazeta do Oeste - Por Luís Juetê

****** *****
Envie sua matéria para opirataapodi@gmail.com

Nenhum comentário: