O
papel preponderante das visitações eram as
"Desobrigas" (Hoje quase em desuso) que os missionários
faziam em princípio de cada ano aos
locais mais remotos do sertão, levando os
sacramentos às populações que não dispunham
de assistência religiosa regular, devido ao
próprio isolamento em que viviam ou à
ausência de padres na região. O nome
"Desobriga refere-se ao antigo preceito da
Igreja de que o católico é obrigado
ao menos uma vez por ano, a
confessar-se e comungar. Nas DESOBRIGAS, além de
celebrar missa, o padre fazia confissões, batizados
e casamentos em grande quantidade. Os padres
missionários, quando chegavam às Vilas, lugarejos
distantes, para os trabalhos da DESOBRIGA, eram
hospedados nas casas dos moradores, num quarto
reservado especialmente para eles. Essas
DESOBRIGAS/VISITAÇÕES eram objeto de minuciosos
relatórios, descrevendo fatos que revelavam a
intensidade com que essas experiências foram
vividas. Representavam o encontro do universal com
o provinciano. Ao mesmo tempo, são relatórios
reveladores da maneira como as transforma
(As desobrigas) em linguagem oral. Observa-se, nestes
relatórios, uma forte presença de um
descrever explicativo, cuja característica dominante
é o inusitado, o surpreendente, o incomum
da experiência vivenciada. O tropo linguístico
que predominava nos relatórios era a
metonímia, bastante distinta do narrar popular,
em que um tom épico está constantemente
presente, realçado pelo uso de metáforas e
ironias.
Algumas
vezes, observa-se nos ditos relatórios, que os
PADRES VISITADORES de antigas marcas, criavam
em seus relatos uma série de quadros
representativos do passado como memória,
estabelecendo uma proximidade com os Cronistas. Entretanto,
embora se diferenciem dos narradores populares,
os padres - como outra categoria de
intelectuais - estudados revelam um exercício
de reconstrução do passado recomposto. No
entanto, essa forma de reconstrução da memória
oral não significa que num mesmo relatório
não venham a aparecer passagens em que
predominem apenas juízo de valor ou
avaliações generalizantes.
As
populações sertanejas atribuíam suma importância
às VISITAÇÕES PASTORAIS. A prova desta
assertiva está configurada na morte súbita
da matriarca CLAUDINA PINTO, esposa do
Coronel ANTONIO FERREIRA PINTO, ocorrida a
31 de Agosto de 1902, aos 55 anos de
idade. Ao receber em seu lar, a
visita do 1º Bispo do RN Dom
ADAUTO AURÉLIO DE MIRANDA HENRIQUES, foi
acometida por forte emoção, que ocasionou
um infarto fulminante. Os VISITADORES
traziam consigo uma missão: Ensinar as
camadas populares que os símbolos
religiosos oferecem uma garantia cósmica
não apenas para compreender o mundo, mas
também para que, compreendendo-o, dessem precisão
a seu sentimento, uma definição às suas
emoções ou lhes permitir suportá-lo, soturna
ou alegremente, implacável ou cavalheirescamente.
Mas esses que apresentavam-se marcados de
sabedorias eternas, souberam, também, colocarem-se no
lugar de aprendizes e, como artesãos, moldando
suas vidas, as lições extraídas na convivência
com o povo. Vejamos a relação dos
PADRES VISITADORES À PARÓQUIA DE APODI, segundo
o celebrado historiador REINALDO DE LA
PAZ, em sua famigerada obra intitulada "A
DIOCESE DE MOSSORÓ":
* PADRE INÁCIO DE ARAÚJO GONDIM -
Visitação à 01 de Outubro de 1768.
* PADRE DR. JOAQUIM
MONTEIRO ROCHA - A 22 de Julho
de 1778.
* PADRE DR. MANOEL VIEIRA LEMOS
SAMPAIO - A 23 de Fevereiro de
1787.
* PADRE DIONÍSIO
DE SOUZA BANDEIRA - A 19 de
Maio de 1795.
* FREI JOSÉ
MARIA DE JESUS - A 21 de Maio
de 1795.
*
PADRE JOSÉ FEIO DE BRITO TAVARES -
A 03 de Fevereiro de 1801.
* PADRE ANTONIO
JOSÉ ALVES CARVALHO - A 01 de
Novembro de 1806.
* PADRE INÁCIO PINTO DE ALMEIDA
CASTRO - A 24 de Julho de
1809.
*
PADRE MANOEL DA COSTA PALMÉRIO -
A 23 de Agosto de 1816.
* PADRE
FRANCISCO DE BRITO GUERRA - A
09 de Março de 1838.
* DOM JOÃO DA
PURIFICAÇÃO MARQUES PERDIGÃO (Bispo de Pernambuco) A
09 de Outubro de 1839.
* PADRE MANOEL JOSÉ FERNANDES - A 16 de Fevereiro de 1849 e a 15 de Outubro de 1855. * PADRE FRANCISCO JUSTINO PEREIRA DE BRITO - A 06 de Outubro de 1859. * PADRE PEDRO SOARES DE FREITAS - A 26 de Novembro de 1885. * DOM ADAUTO AURÉLIO DE MIRANDA HENRIQUES (1º Bispo do RN) - De 29 de Agosto a 02 de Setembro de 1902.
* PADRE MANOEL JOSÉ FERNANDES - A 16 de Fevereiro de 1849 e a 15 de Outubro de 1855. * PADRE FRANCISCO JUSTINO PEREIRA DE BRITO - A 06 de Outubro de 1859. * PADRE PEDRO SOARES DE FREITAS - A 26 de Novembro de 1885. * DOM ADAUTO AURÉLIO DE MIRANDA HENRIQUES (1º Bispo do RN) - De 29 de Agosto a 02 de Setembro de 1902.
As viagens encetadas por estes
PADRES VISITADORES constituíam-se em árduas
caminhadas por precárias estradas,montados
em cavalos, onde os ranchos para pousadas
ficavam muito distantes um do outro, o
que faziam com que passassem por
privações de água e alimentação. Neste
trabalho evangelizador, semeavam a fé cristã
como o único caminho para a salvação
eterna.
Marcos Pinto – Historiador e
Presidente da Academia Apodiense de Letras.
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