quarta-feira, 21 de setembro de 2011

[espaço do leitor] Apodi do passado ao presente

Apodi, cidade interiorana do Alto Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, pelo qual a formação de seu povoado teve fortes indícios na pecuária intensiva e na agricultura de sequeiros, no qual a primeira adentrou pelo interior do Estado. Dessa maneira o rio Apodi-Mossoró serviu como trilha no qual o gado seguiu caminho em busca da abundância de água e pasto. Possibilitando na época a criação da categoria da freguesia do Apodi, assim como a de Pau dos Ferros, Currais Novos, Caicó, entre outras cidades que surgiram devido ao manejo do gado pelo o interior.

Dessa forma pode-se deduzir que de categoria de freguesia para a categoria de cidade, podemos perceber que não progrediu quase em nada, a menos em alguns traços arquitetônicos das construções que é reflete direto da modernidade que vivenciamos.

Portanto, se trata de uma cidade onde prevaleceu há décadas o sistema de coronelismo, ou das oligarquias, traços esses herdados dos interesses políticos dos grandes fazendeiros de épocas passada, e que continuam sendo alimentados, destorcendo-se como resultados das injustiças sociais, do autoritarismo, da falta de direcionamento dos recursos públicos, da esperteza e velhaquice de muitos que se alternaram no patamar de defensor público municipal no passado e buscam permanecer no presente trágico desse município.

Reconheço que o avanço se deu na cúpula do poder político, apenas com a mudança de máscaras, conotando em maiores privilégios, mas, as características da cobiça (ganância) pelo dinheiro público continuam as mesmas se não mais avançadas, ou seja, apenas passou por um estágio diferenciado que se aprimora conforme ao nível de subordinação de seus administradores.

Partindo desse pressuposto, torna-se importante caro leitor, refletir e atribuir total valor ao voto na campanha eleitoral que se aproxima (2012), não se deixando levar por interesses de favores, compra ou amizades façantes oriundas de manipulações.

Dessa maneira cabe a você cidadãos fazer uso desse objeto de valor, se conscientizando a respeito da importância do seu papel como atuante na sociedade. Não deixe que lhes façam de objeto de uso (otário), seja capaz de refletir, de formar sua própria opinião crítica a respeito dos fatos, desconfie de tudo e de todos durante a escolha de seus representantes.

REMETENTE: SOUZA JÚNIOR (APODINET-INFORMÁTICA)

3 comentários:

Anônimo disse...

Pobre do meu Apodi, amigo Souza.

Anônimo disse...

As aparências atraem, os argumentos convencem, mas somente as atitudes podem conquistar ou separar.

Anônimo disse...

POLICIAMENTO INEFICIENTE EM TODO RN
O elogio feito por Cassiano Arruda à polícia do Rio Grande do Norte é válida sim, no entanto, o que há de concreto é que o número de policiais nas ruas é insuficiente. Os poucos que estão nas ruas não conseguem dar conta de tantas ocorrências criminosas em nosso RN.